ENSINO FUNDAMENTAL
Descobertas das ciências
Esse período envolve, aproximadamente, crianças dos 6 aos 10 anos. Ainda são exploradas as questões cognitivas que dizem respeito às construções do número e da escrita. Conforme os avanços nas séries, há o aprofundamento cognitivo, sem deixar de respeitar o ritmo individual de cada aprendiz.
A escola inclui no seu horário as disciplinas de artes, inglês, educação física, informática, musicalização e teatro. Toda a abordagem nas séries iniciais do ensino fundamental garante o espaço da imaginação de forma a preservar a espontaneidade e a criatividade da criança em amadurecimento.
Nos anos finais do Ensino Fundamental, principalmente do 6º ao 7º ano, a nossa escola preocupa-se com a transformação da infância para a adolescência. A aprendizagem se encaminha do concreto para o abstrato. Essa transição, sob o ponto de vista cognitivo e estrutural, está interligada ao aspecto emocional do aprendiz. Já no 8º e 9º ano configuram-se a entrada do pensamento abstrato formal.
O educador necessita elaborar a aprendizagem baseado na relação de negociações. A partir do 8º ano, a proximidade entre meninos e meninas retorna e, desta forma, a noção coletiva é valorizada. O grupo tem importância na formação da identidade individual.
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